A Tasman Environmental Markets da Austrália, anunciou que seu projeto de fogões melhorados em Papua Nova Guiné foi o primeiro do mundo a gerar créditos de carbono pelo novo padrão da Verra.

Projeto de fogão da TEM em Papua Nova Guiné é o primeiro a receber créditos.

Saiba mais: Papel dos Créditos de Carbono para a Revolução

Criado em outubro de 2024, o VM0050 estabelece regras específicas para projetos que reduzem emissões por meio de eficiência energética e substituição de combustíveis em fogões.

A metodologia segue critérios do Conselho de Integridade para o Mercado Voluntário de Carbono garantindo qualidade ambiental e social.

A conquista foi confirmada após auditoria da SustainCERT e é vista como um avanço importante para soluções climáticas que também beneficiam comunidades locais.

Além de reduzir o uso de lenha e a poluição dentro das casas, a iniciativa abre espaço para oportunidades econômicas, principalmente para as mulheres.

Mais de 80% das famílias do país ainda cozinham em fogões abertos, o que aumenta o desmatamento e traz sérios riscos à saúde.

O projeto fortalece os compromissos climáticos da Papua Nova Guiné e mostra como iniciativas simples podem unir impacto social e proteção ambiental.

Saiba mais: Queda no Valor de Mercado nos Créditos de Carbono

Projeto Mejuruá: Br Arbo

Amazônia, Brasil

O Projeto Mejuruá, apoiado pelo empresário Gaetano Buglisi, é uma iniciativa de conservação e reflorestamento localizada na região amazônica.

O projeto busca proteger a biodiversidade, restaurando áreas degradadas por meio de gerar créditos de carbono a partir da preservação florestal contribuindo para o combate as mudanças climáticas.