Com investimentos recordes, modelos inovadores e o avanço dos títulos verdes, empresas estão adotando energia renovável não apenas por sustentabilidade mas por estratégia.

O investimento global em transição energética atingiu US$ 2,1 trilhões em 2024, marcando a ascensão da energia limpa como motor estratégico dos negócios.
Dessa forma, as tecnologias como energia solar, modelos de Energia como Serviço (EaaS) e títulos verdes estão ganhando visibilidade, e isso faz com que seja permitindo que empresas reduzam custos, aumentem a resiliência e atraiam capital.
Saiba mais: Petrobras quer investir R$ 450 milhões
Nesse sentido, a energia renovável é vista como responsabilidade social, mas agora representa vantagem que reflete em decisões de investimento, inovação operacional e atração de talentos.
A crescente adoção corporativa nos EUA e o avanço de modelos como Armazenamento de Energia como Serviço (ESaaS) acabam reforçando esse movimento. Com regulamentações em evolução e pressão de investidores e consumidores, a energia limpa deixou de ser opcional: tornou-se um diferencial estratégico.
Saiba mais: Queda no Valor de Mercado nos Créditos de Carbono
Desse modo, o artigo conclui que empresas que lideram essa transição ganham agilidade, reputação e valor de mercado, enquanto as que resistem enfrentam riscos crescentes e perda de relevância.
Br Arbo e sua relevância para os negócios verdes
Nesse ínterim, é valido analisar que Projetos como Mejuruá da BR ARBO apontam o potencial da conservação florestal amazônica para atingirem metas sustentáveis e contribuem para o mercado de créditos de carbono global ao preservar ecossistemas , alinhando-se com a perspectiva de transição para uma economia mais sustentável, redefinindo os negócios.