A ByteDance, empresa controladora do TikTok, comprou mais de 100 mil toneladas de créditos de carbono da Rubicon Carbon, uma gestora especializada em soluções climáticas.

ByteDance compra 100.000 toneladas de créditos de carbono da Rubicon Carbon

A ação foi feita por meio do Rubicon Carbon Tonne, um portfólio de créditos de carbono de alta qualidade voltado para projetos de remoção, como iniciativas baseadas na natureza, remoção de superpoluentes e captura de carbono.

Saiba mais: Mercado de carbono irá proteger 150 Mi de Hectares

O RCT é um portfólio gerido ativamente, o que permite à Rubicon atualizar os projetos conforme critérios de verificação e análise de risco.

A compra sinaliza um compromisso da ByteDance com soluções climáticas duráveis e de alta integridade. Segundo o CEO da Rubicon, Tom Montag, o investimento demonstra a intenção da empresa de liderar com responsabilidade na transição para o carbono zero.

A ação faz parte da estratégia da ByteDance para atingir a neutralidade de carbono até 2030. A meta inclui a redução de 90% das emissões operacionais e a compensação dos 10% restantes por meio de créditos de carbono.

Para isso, a empresa aposta em parcerias de longo prazo com organizações confiáveis no setor ambiental.

Apesar dos avanços recentes, como o uso de energia 100% renovável em seu data center na Noruega, a ByteDance já enfrentou críticas por seu desempenho ambiental. Em 2022, ficou entre os últimos colocados no ranking climático do Greenpeace Leste Asiático, que avaliou provedores de nuvem na China.

Com esse movimento, a ByteDance segue os passos de outras gigantes da tecnologia. Em maio, a Microsoft anunciou a compra de 18 milhões de toneladas de créditos de carbono vinculados a projetos globais de reflorestamento e revegetação.

Assim como no caso da Microsoft, os acordos da ByteDance tem prazos entre 15 e 20 anos

Saiba mais: US$ 5,4 Bi no Mercado de Créditos de Carbono

Projeto de Créditos de Carbono

O Projeto Mejuruá fortalece e valoriza os conhecimentos e a natureza. As atividades do projeto, garantem que os benefícios sejam distribuídos de forma justa. Isso contribui para um modelo de desenvolvimento que respeita tanto o meio ambiente quanto as pessoas.