Recentemente, a empresa americana Black & Veatch, iniciou um estudo de viabilidade para a implementação da tecnologia de Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono (CCUS).
A empresa especializada em engenharia e construção, irá implementar a tecnologia em usinas de energia a carvão no Vietnã.
O estudo foi encomendado pelo Instituto de Petróleo do Vietnã (VPI) e visa reduzir significativamente as emissões de carbono em três usinas termelétricas da Petrovietnam: Vung Ang 1, Song Hau 1 e Thai Binh 2, cada uma com capacidade de 1.200 MW.
Saiba mais: ThriveAgric e Acorn se unem para garantir créditos de carbono
Primeira Análise de CCUS em Usinas de Carvão no Vietnã
Segundo o VPI, esta será a primeira vez que tecnologias de captura de carbono serão analisadas em usinas de carvão no Vietnã.
Esta iniciativa pode abrir caminho para a implementação de uma estrutura legal nacional de CCUS.
O estudo avaliará a viabilidade técnica e econômica de capturar o dióxido de carbono emitido durante a queima de carvão, impedindo que esse gás de efeito estufa contribua para o aquecimento global.
O Plano Nacional de Desenvolvimento de Energia (PDP VIII) do Vietnã incentiva o uso de soluções CCUS em diversas indústrias para ajudar o país a atingir suas metas climáticas.
O plano prevê que o Vietnã possa capturar cerca de um milhão de toneladas métricas de carbono por ano até 2040 e aumentar essa capacidade para até seis milhões de toneladas métricas anuais até 2050.
Saiba mais: Reunião do GT fala sobre preservação da Amazônia
Impacto na Descarbonização: Projeto Mejuruá
Este movimento do Vietnã em direção à descarbonização de suas indústrias exemplifica como a captura de carbono pode ajudar a mitigar as mudanças climáticas.
A adoção de tecnologias CCUS nas usinas de carvão pode reduzir significativamente as emissões de GEE, alinhando o país com as metas globais de sustentabilidade.
Iniciativas como o Projeto Mejuruá, no Brasil, que focam no sequestro de carbono, complementam os esforços do Vietnã ao aumentar a capacidade de captura de carbono em áreas naturais.
Tanto a implantação de tecnologias CCUS nas indústrias quanto os projetos de reflorestamento demonstram a importância de estratégias conjuntas para a redução de emissões.
Reforçando o compromisso global com a neutralidade de carbono e a sustentabilidade ambiental.
Por Ana Carolina Ávila