Recentemente, o armador de granéis sólidos Berge Bulk e o comerciante de frete neutro em carbono Emporos transportaram 29.095 toneladas de carga de Darrow, Louisiana, nos Estados Unidos, para Puerto Montt, Chile.

A viagem, que acabou em abril de 2024, tinha o objetivo de compensar o carbono emitido.

O Handysize Berge Scafell Pike da Berge Bulk carregou 577 toneladas de combustível e produziu 1.800 toneladas de emissões de carbono.

A viagem foi iniciada dia 27 de fevereiro de 2024 e utilizou o mecanismo de créditos de carbono para compensar as emissões.

A Berge Bulk e a Emporos receberam créditos de carbono do Projeto REDD+ Cordillera Azul no Peru para compensar o impacto ambiental da viagem. Isso protegerá 1.351.964 hectares de florestas contra o desmatamento.

Essa colaboração enfatiza a dedicação das empresas à sustentabilidade e à mitigação das mudanças climáticas.

REDD é a sigla para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal. Segundo o conceito adotado pela Convenção de Clima da ONU (COP), se refere a um mecanismo que permite a remuneração daqueles que não desmatam.

Saiba mais: Entenda o que é compensação de carbono

A REDD+ incluiu na sua definição também atividades de conservação, manejo sustentável das florestas e aumento de seus estoques em países em desenvolvimento. 

A Berge Bulk anunciou várias estratégias para reduzir a emissão de carbono, como instalar tecnologia eólica em navios, encomendar graneleiros movidos a amônia e plantar 25 milhões de árvores até 2026.

Além disso, a empresa se comprometeu a compensar todas as emissões de CO2 de seus navios até 2025, como parte de sua estratégia para atingir uma frota sem emissões até 2050.

Este compromisso prevê compensar todas as emissões de carbono a partir de 2025. Isso já foi parcialmente implementado, compensando 25% das emissões em 2022 e 2023.

Saiba mais: Berge Bulk & Emporos Complete A Carbon Offset Voyage

Formas sustentáveis para compensação de carbono

Observado a parceria entre as duas empresas, espera-se que os créditos de carbono sejam utilizados para compensação de carbono.

Essa prática demonstra a relevância desse crédito para a preservação do meio ambiente e é uma oportunidade para os interessados em entrar no mercado de créditos de carbono.

A BR ARBO Gestão Florestal, também busca compensar carbono por meio da comercialização de créditos de carbono.

Por meio de uma reserva, a empresa obtém créditos resultantes da captura de carbono da vegetação.

Por Ana Carolina Ávila