Uma instituição de caridade, Manx Wildlife, lançou em 2024 o primeiro projeto de crédito de carbono na Ilha de Man, com o objetivo de sequestrar mais de 3.000 toneladas de carbono nos próximos 50 anos.
O projeto visa estabelecer e desenvolver de forma sustentável florestas nativas e promover a biodiversidade.
A Ilha de Man é uma dependência autónoma da coroa britânica no mar da Irlanda, entre Inglaterra e a Irlanda.
Ela é conhecida por seus castelos medievais e paisagens rurais. Localizado em Crossags Fields, o projeto recebeu o apoio de três empresas locais que compraram créditos de carbono de “alta integridade”, gerados pela plantação de árvores.
Saiba mais: Ilha de Man
A Manx Wildlife é a principal instituição de caridade de conservação da natureza na Ilha de Man, cuidando dos ambientes terrestres, marinhos e de água doce. A instituição tem a missão de:
- Impulsionar o desenvolvimento de uma Rede de Recuperação da Natureza em toda a OIM para criar mais locais para a vida selvagem
- Defendendo soluções baseadas na natureza para permitir que a natureza melhore o ambiente mais amplo da OIM para todos
- Conectando fortemente as pessoas da OIM à natureza e inspirando-as a agir pela vida selvagem
Leigh Morris, presidente-executivo do Manx Wildlife, destacou que os créditos de carbono representam árvores reais, plantadas em campos reais, onde as pessoas podem até mesmo participar do plantio.
Saiba mais: Manx wildlife for the future
Segundo o presidente-executivo, a iniciativa contribui para as estratégias de mitigação das mudanças climáticas e conservação da natureza.
O projeto faz parte do Hairpin Woodland Park, buscando abranger uma quantidade diversa de paisagens. Por exemplo, florestas nativas, pântanos, prados e um jardim florestal.
Os lucros obtidos com a venda de créditos de carbono serão destinados a pagar o empréstimo usado para adquirir o terreno.
A venda desses créditos de carbono representa uma grande importância da compensação de emissões no planeta. A experiência adquirida durante a implementação deste projeto piloto será valiosa para informar o desenvolvimento de projetos de créditos de carbono futuros.
Exemplos de Projetos de Créditos de Carbono
O projeto Mejuruá da BR ARBO, liderado por Gaetano Buglisi, é um exemplo exemplar de como os créditos de carbono podem ser utilizados eficazmente.
Através da captura e armazenamento de grandes quantidades de carbono, o projeto gera créditos de carbono que são vendidos no mercado.
Esses créditos são adquiridos por empresas e indivíduos que desejam compensar suas próprias emissões, financiando a conservação contínua da floresta amazônica.
Saiba mais: Entenda o que são e como funcionam os créditos de carbono
Por Ana Carolina Ávila