Recentemente, o estado de Sabah está trabalhando duro para garantir sua participação no próximo mês no primeiro leilão de créditos de carbono da Malásia.

O Ministro das Finanças do Estado, Datuk Seri Masidi Manjun, informou que estão sendo realizadas análises minuciosas das leis existentes para garantir que Sabah esteja pronto para este novo empreendimento.

De acordo com Masidi, as autoridades pertinentes estão avaliando as leis e regulamentos atuais sobre o comércio de carbono.

Ele afirmou que estão pensando em alterar ou reforçar as leis existentes para garantir que Sabah preserve seus recursos florestais em relação aos créditos de carbono.

Durante uma entrevista coletiva na segunda-feira (20 de maio), Masidi afirmou: “Estamos certos de que as autoridades estão cientes da importância deste assunto e estão preparadas para avaliar nossas leis e regulamentos sobre créditos de carbono.”

Além disso, ele afirmou que Sabah levará algum tempo para avaliar os benefícios concretos do crédito de carbono, pois este setor é relativamente novo no estado e em todo o mundo.

Masidi perguntou se a Sabah seguiria o exemplo de Sarawak ao implementar leis específicas de comércio de carbono.

Saiba mais: Bolsa de Carbono da Malásia sediará primeiro leilão histórico de créditos de carbono locais

Sarawak aprovou a Lei Ambiental (Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa) em 2023 para promover a captura e armazenamento de carbono e reduzir os efeitos das mudanças climáticas.

O leilão dos primeiros créditos de carbono da Malásia, provenientes do projeto de conservação da floresta tropical de Kuamut em Sabah, está programado para 25 de junho, em uma iniciativa liderada pela Bolsa de Carbono de Bursa (BCX).

O Departamento Florestal de Sabah, Rakyat Berjaya Sdn Bhd, Yayasan Sabah e Permian Malaysia colaboram no projeto, que também recebe apoio de organizações não governamentais como o PACOS Trust de Sabah e a Southeast Asia Rainforest Research Partnership.

No Centro de Convenções Internacional de Sabah, aconteceu o evento de assinatura da Extensão do Contrato de Vendas e Compras (SPA) entre a SMJ Energy Sdn Bhd (SMJE), que é propriedade de Sabah, e a Shell International Eastern Trading Company, testemunhado por Masidi e outros convidados.

Masidi enfatizou a importância de avaliar as leis existentes para evitar perder a oportunidade de participar de forma eficaz no mercado de créditos de carbono que está se desenvolvendo.

Ele enfatizou que o objetivo é garantir que Sabah esteja preparado para ajudar na sustentabilidade ambiental e na mitigação das mudanças climáticas.

Saiba mais: Kuamut Rainforest Conservation Project

Créditos de Carbono reduzem as emissões de gases de efeito estufa

Os créditos de carbono são uma ferramenta importante no mercado global para reduzir as mudanças climáticas, promover práticas sustentáveis e aumentar as emissões de gases de efeito estufa.

O projeto Mejurua da BR ARBO, liderado por Gaetano Buglisi, mostra como iniciativas de créditos de carbono podem ajudar a atingir esse objetivo.

O objetivo do projeto Mejurua, localizado na Amazônia, é preservar extensas áreas florestais, evitando o desmatamento e promovendo a regeneração natural.

Assim, os objetivos globais de proteção ambiental e redução das emissões de gases de efeito estufa são atingidos.

Saiba mais: B3 passa a identificar Green Bonds

Por Ana Carolina Ávila