Recentemente, bancos de sementes comunitários emergem como uma ferramenta fundamental na batalha pela restauração da Amazônia.
Esses bancos não apenas oferecem uma fonte vital de diversidade genética, mas também promovem a preservação da biodiversidade e da cultura indígena. Eles podem ser uma forma de resistir a luta silenciosa está sendo travada contra os impactos devastadores da monocultura na Amazônia.
Um banco de sementes é um local onde são mantidas condições adequadas para conservar amostras de sementes de diferentes espécies de plantas (silvestres ou cultivadas).
No estado de Mato Grosso, vastas áreas da floresta tropical cedem lugar a plantações de soja que estão em expansão. A prática de monocultura apresenta uma ameaça ao desenvolvimento sustentável no local, uma vez que ela pode estar atrelada ao desmatamento e esgotamento do solo.
Maria Ivonete de Souza, residente há décadas na região, testemunhou a transformação de terras que eram exuberantes em vastos campos de cultivo.
Determinada a reverter parte desse dano, ela lidera a iniciativa do Coletivo Água Vida, que tem o objetivo de reflorestar áreas degradadas com espécies nativas da Amazônia.
Segundo Maria: “Se as pessoas soubessem como é difícil plantar árvores, nunca sonhariam em derrubá-las”. Muitos residentes da região compartilham dessa visão e buscam ajudar a proteger o ecossistema local.
Saiba mais: Banco Comunitário De Sementes Crioulas
Esses bancos de sementes comunitários emergem como uma ferramenta fundamental nessa batalha pela restauração ecológica. Dando esperanças nesse cenário de expansão agrícola desenfreada e sem consciência ecológica.
Essa ação pode representar uma oportunidade para engajar o setor agrícola na restauração de terras degradadas. Com a ajuda do governo e mudanças na política de uso da terra, espera-se que mais produtores adotem práticas sustentáveis de reflorestamento.
O cinturão da Soja, como é conhecida a região de grande produção de soja no Mato Grosso, pode buscar a prática da agricultura com baixo impacto.
Os bancos de sementes representam um exemplo de como mudanças nos comportamentos de sociedades, pode contribuir para um futuro sustentável. Assim, espera-se que a Amazônia seja preservada para as futuras gerações.
Saiba mais: Incentivo a banco comunitário de sementes é aprovado em comissão
Iniciativas que preservam a Amazônia
Assim como os bancos de sementes, existem várias iniciativas que buscam conservar esse bioma fundamental para o clima no Brasil.
Uma delas é o projeto Mejuruá, da BR ARBO Gestão Florestal.
Por meio da comercialização de créditos de descarbonização, é possível manter a floresta amazônica preservada.
Por Ana Carolina Ávila