Na sexta-feira, 23 de agosto, o Instituto Federal do Acre (Ifac) inaugurou, o novo Centro de Estudos e Pesquisas em Ambiente, Biodiversidade e Mudanças Climáticas (Cepab-Clima) no campus Transacreana, em parceria com o Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz), para estudar a Amazônia.

Com um investimento de R$ 25.883,93, o centro busca impulsionar estudos focados na Amazônia, abordando temas cruciais como biodiversidade, mudanças climáticas e políticas públicas.

Saiba mais: Bioeconomia na Amazônia pode gerar renda e combater a pobreza

Compromisso com o Meio Ambiente e a Sustentabilidade

A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, ressaltou a importância do centro para a região, destacando que o espaço reflete o compromisso da instituição com a ciência, o ensino e a extensão em prol do meio ambiente e da sustentabilidade.

A estrutura do Cepab-Clima inclui três ambientes dedicados ao armazenamento de insumos e equipamentos, além de espaços para o desenvolvimento de pesquisas.

Durante a cerimônia, foi assinado um protocolo de intenções entre o Ifac e o IOC-Fiocruz, que prevê a oferta de capacitações de curta duração e a criação de um novo programa de pós-graduação em biodiversidade, mudanças climáticas e políticas públicas na Amazônia.

Tania Cremonini Araujo-Jorge, diretora do IOC-Fiocruz, destacou o diferencial da parceria, enfatizando a criação de um laboratório cooperativo que reunirá diversas instituições de pesquisa, tecnologia e inovação.

Saiba mais: Primeira fábrica de biodiesel na Bolívia

Iniciativa privada na Amazônia: Projeto Mejuruá

O centro de pesquisas surge como uma resposta às necessidades urgentes de conservação e estudo da Amazônia, alinhando-se a iniciativas como o projeto Mejuruá da BR ARBO.

A iniciativa da empresa também busca preservar a floresta através de práticas sustentáveis e geração de créditos de descarbonização.

A sinergia entre esses projetos reflete um esforço conjunto para proteger a biodiversidade e enfrentar as mudanças climáticas, promovendo o desenvolvimento sustentável na região.

Saiba mais: Centro de pesquisas do Ifac e IOC-Fiocruz irá fomentar estudos com foco na Amazônia

Por Ana Carolina Ávila